03 setembro 2011

Capitão 7 O super-herói brasileiro

Estava eu, essa semana a procura de informações, conteúdo entre várias coisas, acabo encontrando essa raridade que devo confessar não conhecia e muito menos sabia de sua existência. Este trata-se de Capitão 7 se assim posso dizer seria o primeiro super-herói 100% brasileiro no qual rendeu um seriado e uma série de revistas em quadrinhos.

Com essa pequena introdução este será o tema do post especial de sábado =D

Então vamos ao que interessa a informação o/

O que diabos vem a ser Capitão 7?

Como já citei acima foi um super-herói brasileiro criado em 1954 na TV Record por Rubem Biáfora e tendo o ator mineiro Ayres Campos como protagonista, ficou no ar até 1966 (12 anos). Baseava-se em personagens ao estilo de Buck Rogers, Flash Gordon, Superman e Capitão Marvel, a conhecida Era de Ouro dos quadrinhos.
O programa estreio em 24 de setembro de 1954. A princípio, o seriado era realizado ao vivo e depois de um certo tempo gravado. O "7" também vem da emissora que faz menção ao número de sintonização do canal em São Paulo.

Mas se fez sucesso durante 12 anos o que tinha de especial nessa história ai?

Eu respondo a você meu caro leitor todo o tipo clássico de clichês de super-heróis, claro obviamente tudo do que gostamos ;)

A história do personagem era a seguinte:




Quando criança, Carlos foi levado por alienígenas ao Sétimo Planeta (outra menção ao seu codinome), onde cresceu aprimorando corpo e mente. Já adulto, retornou à Terra. Em sua identidade civil, Carlos é um brilhante químico. Quando a situação exige a presença de um herói, ele se transforma no Capitão 7. O Capitão 7 é capaz de voar e se mover com grande velocidade. Também possui super-força e é praticamente invulnerável, além de ser capaz de resistir a ambientes inóspitos (como, por exemplo, viajar através do vácuo). Seus poderes, no entanto, funcionam completamente apenas enquanto estiver utilizando seu uniforme especial, que Carlos mantém guardado em uma caixa de fósforos enquanto se mantém em sua identidade civil. Sempre que necessário, o Capitão ainda pode viajar até o Sétimo Planeta e recorrer à ajuda de seus patronos, donos de uma ciência e tecnologia muitíssima mais avançadas do que as da Terra




(Capitão 7 e fãs)

O grande vilão: Conhecido como Caveira - quando o bandido Cid, capturado pelo Capitão 7, tenta escapar da prisão, acaba por destruir seu rosto nas cercas elétricas. Jurando vingança contra o herói que o aprisionou, Cid passa a utilizar uma máscara e assume a identidade do Caveira. 

Sacaram as referências citadas acima? Vejo um Capitão América. xD




Capitão 7 virou um sucesso e uma mania sendo lançado vários tipos de produtos entre eles; lancheiras, fantasias, gibis dentre outros. Em 11 de junho de 2003 o ator Ayres Campos faleceu aos 80 anos. Mas seu legado continuou vivo em 2006 em novas HQs e mais recentemente em 2010 onde a família autorizou o jornalista e roteirista Roberto Guedes a publicar um encontro entre o Capitão 7 e o Fantastic Man (criação de Tony Fernandes) ilustrado por Carlos Henry.


(Ao lado esquerdo anúncio das fantasias do Capitão 7)


Espero que tenham gostado achei bastante interessante pois não conhecia o Capitão 7 e achei que devia passar esta informação adiante para aqueles que assim como eu também não conheciam. 


Confira também esse matéria sobre o Capitão 7:



Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails